Não adianta se produzir tantos TCC s, teses de doutorados ou mestrados que de nada servem e, que vão ficar nas prateleiras para outros formandos copiarem, e colarem. É lamentável, que o resultado disso tudo,representa muito dinheiro e tempo gastos em nada para se dizer coisa alguma, transformando estes pseudo-s alunos em papagaios intelectuais que reproduzem de forma arrogante uma falsa sabedoria onde muitos negam a sapiência popular, que representa a verdadeira cultura, afinal todos os verdadeiros pensadores e cientistas mamam e mamaram sempre nesta fonte chamada cultura popular.
Seria importante as Universidades estarem atuando de dentro para fora pois, o aluno ao ingressar no universo acadêmico se esquece que ele vem de uma comunidade e percebemos que a maioria destes ao longo dos semestres começam a se distanciar do suas origens, não lembrando do povo e da sua família.
Ainda temos que ouvir absurdos como os tratamentos que se dão aos conceitos artísticos. Tratar as artes como se escuta muito por aí “… arte é cultura” há se pensar pois a origem da palavra Arte vem do Latim: ‘Ars’, significando técnica e/ou habilidade. É no mínimo um crime por a arte dentro da sala da cultura e fechar a porta, ela pode e deve estar dentro desta sala, mas com as portas abertas. Arte é sentir, ser artista é ter uma missão social e pessoal, como dizia Leonardo D´Vinci “ A Arte é coisa da mente(-”L’arte é cosa mentale!”)”.Afinal que seres pensantes nossas instituições estão produzindo? |
Pra terminar, a escritora portuguesa ;Maria de Fátima Seehagenem em um dos seus artigos sobre arte nos diz: “Podemos então concluir que a ARTE é uma manifestação do espírito humano e como tal permanece latente em cada um de nós. Caberá a cada um desenvolver a sua linguagem no sentido de exprimir os seus anseios mais profundos que, de acordo com a nobreza de alma do artista em questão, irá elevar tudo a que se refere através do enobrecimento ou, caso o artista tenha se limitado à análise material dos fatos através de um raciocínio torcido, irá mostrar claramente o desperdício da imensa dádiva de poder “criar”, e o que deveria ser um objeto de arte será apenas um objeto de consumo.”
ARTE é uma manifestação do espírito humano. |
Fabio Del Porto e Rai Alves
Fabio Del Porto é cantor, ator e produtor cultural.
Rai Alves é diretor dramaturgo e joranlista
Rai Alves é diretor dramaturgo e joranlista
Nenhum comentário:
Postar um comentário